Obras sustentáveis: É possível ter uma construção mais sustentável?
Não é a toa que o tema sustentabilidade está em evidência nos últimos anos, em todos os setores da economia e no dia-a-dia das pessoas. Esse vem se tornando um assunto muito sério, que é cuidar do meio ambiente e do planeta, de forma geral, sabendo usar seus recursos naturais, é fundamental para garantir às próximas gerações um mundo estável e em boas condições de vida.
Entretanto, como isso vem se aplicando à construção civil? É possível fazer obras mais sustentáveis? A resposta é sim. Utilização de materiais ecológicos desde o início de uma obra, redução de agentes poluentes, uso racional da água, energia solar como fonte de eletricidade são algumas atitudes que podem deixar uma construção mais sustentável. Mas vamos ver isso mais a fundo.
Tudo começa pelo projeto
Um empreendimento que leva em conta o fator sustentabilidade começa a partir de um projeto arquitetônico sustentável. Isso significa considerar todo ciclo de vida da edificação, como seu uso, manutenção, reciclagem ou manutenção.
De acordo com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), um projeto de arquitetura sustentável leva em conta: avaliação do impacto ambiental, considerando ar, água, solo, flora, fauna e o ecossistema; utilização de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis; busca pelo mínimo possível de resíduos nas obras; uso da arquitetura bioclimática, ou seja, levando em consideração as condições climáticas, utilizando os recursos disponíveis na natureza (sol, vegetação, chuva, vento) para minimizar os impactos ambientais e reduzir o consumo energético.
Embora o investimento para que sua obra seja sustentável possa ser um pouco mais alto, a economia em curto e longo prazo é bem mais rentável.
E passa por gerar o menor impacto possível
Da execução de uma obra levando em consideração os itens citados acima, passando pela destinação correta dos resíduos, com o objetivo de se ter uma obra mais limpa e organizada possível, chegando até sistemas sustentáveis (soluções simples) que fazem toda a diferença.
Reuso da água da chuva, áreas e tetos verdes fazem parte dessa proposta. Você sabia que um sistema de reuso de água, por exemplo, pode trazer uma economia de até 30%? E que descarga com fluxo duplo economiza até 50% da água usada nos banheiros?
Pois bem. São atitudes simples, mas que garantem um mundo melhor – Segundo o GBC Brasil, obras sustentáveis podem valorizar até 30% o imóvel após sua entrega.