Se você está prestes a comprar um imóvel comercial, deve primeiramente ter em mente o perfil de investimento que deseja atingir, ou seja, o tipo de imóvel a ser escolhido e, principalmente, o valor que se deseja alocar e a localização. Com os picos de valorização no mercado imobiliário, em poucos anos, diversos imóveis que eram considerados de médio padrão, agora chegam a custar alguns milhões de reais.
Isto é, se o preço não é mais o principal fator que define se um empreendimento é ou não de alto padrão, como avaliar e reconhecer que determinado imóvel faz parte desse nicho de qualidade?
Concepção do empreendimento
Toda avaliação imobiliária deve ser iniciada a partir deste fator. A concepção do empreendimento se resume à escolha do terreno e aos tipos de materiais que irão ser utilizados durante a obra. Onde, toda e qualquer escolha acarretará futuramente na valorização do empreendimento.
Isso nos leva para um outro fator muito importante: a localização. Se você pesquisou por imóveis de luxo, certamente circulou em áreas nobres da cidade. Em Curitiba, um dos principais e mais valorizados bairros é o Água Verde, onde o GV Office Center se encontra – empreendimento da JHF Incorporadora.
Outros bairros que possuem imóveis luxuosos, são: Batel, Cabral, Juvevê e os próximos do Centro. Saiba mais sobre como a localização pode ser um fator determinante na escolha da sua sala comercial.
Tecnologia e modernidade
O processo de automação de um empreendimento de alto padrão associado a um forte esquema de segurança tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, como estamos ligados a tecnologia, empreendimentos que fazem parte desta classe, possuem em seu projeto a possibilidade de que o futuro comprador controle a segurança de todo seu imóvel através de um smartphone. Acender as luzes do ambiente ou acessar o sistema de segurança ficou muito mais fácil com esta modernidade.
Acabamentos e estilos arquitetônicos
Os acabamentos com certeza influenciam diretamente na valorização do empreendimento. Já comentamos em outros artigos publicados em nosso blog “Empreendimento de alto padrão: Características predominantes”: “Um dos itens imprescindíveis para consumidores de alto padrão é uma bela vista. Sim, o mercado de luxo de Curitiba é um dos mais exigentes e com certeza preza por um bom acabamento e modernidade”.
Vale a pena um empreendimento de alto padrão em Curitiba?
Segundo o site Administradores, em um artigo publicado recentemente “Empreendimentos de alto padrão: Preço versus Valor”, a eterna discussão preço (custo do bem ou serviço) x valor (diferenciais agregados) ronda absolutamente todos os segmentos e, diferentemente do que muitos profissionais pensam, o tema não está batido. Pelo contrário, grande parte das vendas hoje em dia deixam de ser concluídas justamente porque a visão que o cliente tem é que a maioria dos produtos são iguais e se a sua empresa não possui diferenciais, o produto deixa de valer a pena.
Para entendermos melhor como este ciclo funciona, usamos como base o livro Administração de Marketing de Philip Kotler e Kevin Lane Keller.
De acordo com os professores americanos, a diferenciação de produtos como automóveis, edifícios comerciais e móveis é mais fácil, justamente porque as empresas lidam com uma extensa variedade de parâmetros, incluindo forma, características, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo, estilos e demais atributos, diferentemente de empresas que vendem commodities.
Diferenciação de serviços
Outros pontos que agregam valor para a empresa são: facilidade de pedido, entrega, instalação, treinamento do cliente, orientação do cliente, manutenção e reparo.
Devido a tantas peculiaridades que são de extrema importância para uma empresa que deseja se destacar, Kotler afirma “À medida que a consolidação e a determinação de preços competitivos avançam, as empresas estão cada vez mais buscando novas maneiras de sobressair na multidão”.
JHF como líder em empreendimentos comerciais de alto padrão
Conversamos com a equipe da JHF Incorporadora sobre preço x valor no segmento de empreendimentos de alto padrão.
Qual o valor agregado aos empreendimentos da JHF?
O valor agregado aos empreendimentos da JHF é principalmente o acabamento do produto final, os materiais utilizados, o atendimento pré e pós obra. Além disso, quanto ele poderá valer futuramente em uma possível revenda no caso de um investidor, com a valorização imobiliária e também pela localização. O tempo e conhecimento são dedicados a cada etapa do processo, também agregam muito valor.
Por que os empreendimentos da JHF valem a pena perante a concorrência? Clientes devem optar por GV ou VM por quais qualidades e vantagens?
Ao escolher um empreendimento nem sempre o quesito preço deve ser levado em conta primeiramente, mas sim, quais os benefícios que esses empreendimentos trarão futuramente. Um produto com qualidade pode às vezes custar um pouco mais, porém, certamente você não se arrependerá de ter investido em algo assim. Empreendimentos de alto padrão buscam a atender um público mais exclusivo, o que isso traz muito mais sofisticação aos seus clientes.
Como a JHF busca se diferenciar da concorrência visando que a economia encontra-se em um estado caótico?
A JHF sempre buscou a excelência em seus empreendimentos, e compreende que isso é a base para qualquer negócio e não somente no ramo da construção civil. O importante é transparecer profissionalismo e segurança em um mercado tão competitivo, oferecendo um produto de qualidade e dando opções ao cliente que deseja comprar em um momento que pode parecer delicado. Investimento em um imóvel certo no local certo sempre é uma boa escolha.
Mercado de luxo em Curitiba
Segundo um mapeamento de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros feito pela Austin Rating, agência classificadora de risco e a Editora Três, após a análise de 212 indicadores nas áreas: social, econômica, fiscal e digital e por um levantamento quantitativo e qualitativo, chegou-se à conclusão de que Curitiba está no topo do ranking, servindo de referência para outras cidades brasileiras e sendo abraçada por seus habitantes.
Além disso, segundo a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em um artigo publicado pela Gazeta do Povo, os empreendimentos lançados em Curitiba nos últimos três anos, recentemente entregues ou com obras ainda em andamento, mostram que a capital tem potencial para o mercado de apartamentos com valores acima dos R$ 2 milhões e que ainda há espaço para o crescimento deste mercado na cidade.
Mas como saber se o imóvel vai ser valorizado?
Recentemente, lançamos um e-book gratuíto, onde constam todas as informações relacionadas a investimento, inclusive um gráfico que demonstra claramente a valorização imobiliária de um empreendimento comercial se comparada com as demais taxas de juros. Acesse: “Como avaliar um empreendimento de alto padrão”.
Para tanto, como saber quais são os bairros ideais para se investir?
Curitiba é uma das maiores capitais do país, sendo muito reconhecida por ser uma cidade planejada, com ótimo nível de organização, preservação do patrimônio histórico e potencial de crescimento.
Entretanto, foi somente em 1970 que começou a enfrentar um grande desafio: lidar com a urbanização acelerada. Bairros como Batel e Água Verde, por exemplo, que não tinham uma designação certa e eram quase que completamente residenciais, hoje são dois bairros da cidade com muitos edifícios comerciais e empresas de diferentes portes.
Atualmente Curitiba conta com 75 bairros, sendo 5 deles com alto potencial de consumo: Batel, Água Verde, Cabral, Ecoville e Bigorrilho. De uma forma geral, todos os bairros citados possuem características em comum: conveniências, alta influência na cidade, vários pontos de comércios nas regiões e na maioria das ruas e avenidas, alto fluxo de pessoas e veículos.
Cidade ideal para fazer negócios
Segundo o site da prefeitura de Curitiba, a nossa cidade foi eleita três vezes pela revista Exame como a melhor capital para se fazer negócios. Isso porque, infraestrutura de qualidade não falta. Prova disso, são os 26 shoppings, universidades, hospitais, transporte público, parques, entre outros pontos turísticos, além do Aeroporto Internacional, que propicia um maior reconhecimento da região, principalmente pelo Mercosul.
E o mercado imobiliário de Curitiba?
Durante muitos anos, Curitiba esteve entre as capitais brasileiras com o menor preço por metro quadrado construído do país. Porém, entre 2003 e 2010 os imóveis de forma geral tiveram valorização de 162%. Bom para investidores.
Segundo a Gazeta do Povo, em 2014 a oferta de novos apartamentos de luxo na capital chegou a marca de 327 unidades e fez do segmento um dos mais estáveis do setor, algo muito significativo e importante para o ramo de construção civil.
Crescimento constante
Por esses e tantos outros motivos, que construtoras buscam inaugurar novos espaços e edifícios nestes bairros considerados os mais nobres. Além de serem mais valorizados se comparado com outras regiões, possuem uma localização facilitada, por ficarem próximo do Centro.
Se juntarmos esses ótimos índices com o crescimento do PIB e desenvolvimento social, o resultado são novos e potenciais clientes do ramo imobiliário, tanto residencial quanto comercial.
Empreendimentos Imobiliários da JHF
Não é à toa, a Incorporadora JHF sempre se preocupou em escolher o espaço ideal para a construção de seus empreendimentos. O GV Office Center é exemplo disso, pois está localizado na Av. Getúlio Vargas, no Água Verde. Novos empreendimentos vão seguir a mesma qualidade e avaliação de mercado. O próximo lançamento da incorporadora, será um empreendimento de salas comerciais em Curitiba, no bairro Batel, afinal, estar em endereços totalmente estratégicos em bairros nobres da cidade é fundamental para compradores e investidores.
Previsão para o mercado de imóveis em 2017
Sinais de recuperação, aumento de ânimo e perspectivas mais otimistas. Este é o panorama que vem se criando neste segundo semestre de 2016, com possível retomada de crescimento da economia brasileira em 2017. Como consequência, um cenário que favorece o setor da construção civil para novos investimentos e lançamentos pelo Brasil.
Analistas do mercado financeiro diminuíram a estima de inflação para ano que vem, bem como esperam um aumento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Banco Central (BC), a previsão do PIB, para 2017, subiu de 1,1% para 1,2%. Já a inflação deve ficar em 5,12% ano que vem. Outro índice que deve decrescer é a taxa de juros, atualmente em 14,25% (dado referente a agosto de 2016): para final de 2017, a previsão é 11%.
“No primeiro semestre, houve uma redução de 20% nos desembolsos da Desenvolve SP, comparado ao mesmo período em 2016. Nunca tivemos isso antes. No entanto, estamos vendo uma retomada das consultas, com empresas ingressando mais em nosso site para obter crédito e com maior participação nos eventos que fazemos”, afirmou Milton Santos, presidente do Desenvolve SP, agência de desenvolvimento e incentivo para pequenas e médias empresas do Estado, ao veículo DCI.
Para ele, os setores que terão recuperação mais rápida serão o agronegócio, startups e a indústria da construção civil.
Recentemente também publicamos em nosso blog uma matéria sobre a previsão para o mercado de imóveis em 2017.
Opinião de especialista
Segundo entrevista concedida pelo corretor de imóveis, Wagner Guimarães para o jornal Bem Paraná, a crise colaborou para a queda do valor do metro quadrado na capital. Entretanto, “para quem deseja colher bons frutos com o investimento, deve saber que imóvel é um investimento seguro e rentável, por mais que hoje não renda anualmente os seus médios 20% de valorização anual como em anos anteriores, ainda assim sempre vai dar um bom percentual de retorno. Eu não deixaria meu dinheiro parado na poupança”, afirma ele.
Cenário mais otimista para o próximo ano
Essa expansão, como dito, anima o mercado de forma geral, e na construção civil não é diferente. Entretanto, nessa retomada é fundamental investimentos em diferenciais competitivos nos empreendimentos, para realmente atrair público e se destacar no mercado.
Podemos citar, como exemplo, ações de sustentabilidade no segmento de edifícios comerciais. “A sustentabilidade se estabeleceu nos edifícios comerciais porque as empresas que vão se instalar nesses espaços demandam um empreendimento que atenda a essas normas”, destacou o vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP, Hamilton Leite, ao Fecomércio SP.
Mais do que isso: itens e iniciativas de sustentabilidade vem se tornando requisitos para destacar o empreendimento, valorizando-o no mercado.
No setor de prédios comerciais de alto padrão isso é ainda mais latente. “Não só a questão da sustentabilidade, que deve ser vista como um pressuposto básico do início ao fim da obra e em tecnologias de utilidade aos proprietários, como todo projeto deve seguir com qualidade máxima, da fachada do empreendimento ao nível de acabamento interno”, afirma Felipe Fração, gestor de obras e colaborador da JHF Incorporadora.
Todos estes aspectos fazem, junto com a animação e retomada da economia, o mercado da construção civil continuar sendo um setor de investimento.
Como escolher uma incorporadora ou construtora em Curitiba?
Escolher um imóvel comercial ou residencial não é uma tarefa fácil, diversos fatores podem influenciar diretamente na hora de decidir por um novo espaço. Saber quais as qualidades e formato de trabalho da construtora, por exemplo, é peça-chave para fechar qualquer negócio, já que ela é a principal responsável pela obra.
Você sabe quais fatores devem ser avaliados em relação a construtora para evitar transtorno futuros? Reunimos 5 importantes aspectos que devem ser avaliados na compra de um imóvel, confira:
1 – Analise o passado e histórico da construtora
Faça uma pesquisa a respeito de prédios já entregues pela construtora. Procure saber também o padrão de qualidade dos materiais aplicados em seus empreendimentos e possíveis problemas construtivos.
Outro ponto muito importante que deve ser verificado é se a construtora sempre entrega seus empreendimentos no prazo estipulado sem gerar transtornos para os compradores e investidores.
2 – Conheça o imóvel pessoalmente mesmo que ainda em obra
Visite o futuro imóvel assim que possível e não esqueça de agendar previamente com a construtora. Inspecione cada detalhe identificando se o empreendimento está sendo construído com material de primeira linha.Observe também, quem foram os projetistas e fornecedores de materiais na construção do edifício, e qual é o histórico desses parceiros, isso dará ainda mais certeza do excelente patrimônio adquirido.
3 – Conheça o Mercado
Antes de assinar o contrato procure conhecer outros imóveis. Comparações são importantes, principalmente, porque diante de um grande volume de opções, será mais fácil encontrar um empreendimento que se encaixe às suas necessidades, inclusive no que diz respeito ao memorial descritivo e tamanho das unidades.
4 – Se atente ao seguro e projeto de incorporação
O empreendimento está aprovado pela Prefeitura e devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis? Atente-se a este detalhe. Verifique as outras taxas a serem pagas até o registro do imóvel, geralmente soma 4% aproximadamente do valor investido.
Conheça nosso manual de documentação: http://material.jhfincorporadora.com.br/manual/
Composto por 20 páginas e uma leitura aproximada de 8 minutos, o Manual pode ajudar a todos com dicas simples. Tornando a parte burocrática, algo de fácil execução, que pode ser utilizado por muito tempo em diversas transações imobiliárias.
5 – Converse com quem já adquiriu um imóvel da mesma construtora
Visite as redes sociais da construtora. Esses canais sempre possuem espaços específicos para conhecer ainda mais a Incorporadora ou Construtora, é através deles que você vai estar por dentro de casos anteriores e de vendas que foram sucesso, além de relatos de outros clientes que compraram e ficaram satisfeitos com a aquisição.
A sua empresa no lugar certo
Identificar o melhor endereço comercial para instalar sua atividade pode ser fundamental para se ter sucesso. Fatores como localização, infraestrutura, facilidade de acesso, nível de segurança, custo x benefício, entre outros devem ser levados em conta nessa análise.
Inclusive já mostramos em nosso e-book “20 pontos a serem analisados na compra de um imóvel de alto padrão” http://material.jhfincorporadora.com.br/ebook-imovel-alto-padrao/
Todos os itens citados neste e-book são importantes, porém um dos principais que com certeza é sinônimo de sucesso para sua empresa é a localização, escolher certo o lugar certo.
1 – Portaria e segurança do prédio
Um item que faz total diferença é quando o prédio tem segurança seja por sistema de alarme, monitoria ou botão de pânico. Além de se controlar quem entra e quem sai do empreendimento, inibe a ação de pessoas mal-intencionadas.
Ao visitar o empreendimento, verifique quais são as tecnologias utilizadas neste quesito, como por exemplo, o uso de câmeras dentro e fora do local – isso deixa mais barato o condomínio e aumenta o nível de segurança.
2 – Acesso facilitado e conveniências
É importante que o local onde ficará sua sala comercial seja de fácil acesso para clientes, caso vá recebê-los. Bairros nobres, geralmente, são as melhores opções neste quesito. Além disso, perceba se há conveniências ao redor, como bancos, correios, restaurantes, farmácias e estacionamentos. Observe também se o fluxo de trânsito na região é muito intenso, geralmente, as pessoas buscam fugir de longos trânsitos devido a correria do dia a dia. Confira a matéria que fizemos recentemente sobre espaços e localização de uma sala comercial.
3 – Endereço comercial valorizado
Ainda falando de localização, caso vá fazer um investimento, na compra de uma sala comercial nova, verifique se a área possui potencial de crescimento. Qual é a influência desse bairro na cidade? Tem potencial de valorização futura ou chegou no limite? A sala comercial tem um bom custo x benefício, quando se analisa o investimento realizado? Observe quais são os outros pontos de comércio que há nas proximidades, isso interfere e muito na valorização do seu imóvel. Ter sua empresa em uma boa região da cidade ajuda a posicionar a sua marca, valorizando-a frente aos clientes. Confira essa matéria sobre as 5 características de uma sala comercial de alto padrão.
4 – Apresentação do imóvel
Um imóvel deve ter uma bonita fachada, com materiais de qualidade e que se destaque para quem o vê. Observe sempre quem foram os projetistas do empreendimento, desde o arquiteto até o construtor final. Geralmente bons profissionais se tornam referência no mercado.
Na escolha deste imóvel deve-se pensar, eu quero ter uma empresa aqui? Meus clientes gostarão de visitar esse ambiente? Com certeza, ambientes externos fazem diferença para quem visita, além de causar uma boa impressão gera maior credibilidade ao negócio. Em matéria publicada recentemente em nosso blog, esclarecemos algumas dúvidas sobre a compra de uma sala comercial.
Novo empreendimento JHF
Após o sucesso de vendas no GV Office Center, a JHF Incorporadora deu início nesta segunda feira, dia 13 de junho, na construção de seu novo empreendimento em Curitiba, no bairro Batel, mais precisamente na Av. Vicente Machado 2100 – no coração da cidade. O prazo de entrega está previsto para o primeiro semestre de 2018.
Diferenciais e vantagens
Seguindo a linha de imóveis de alto padrão, o mais novo empreendimento contará com alguns itens exclusivos, como por exemplo:
- Arquitetura moderna;
- Estacionamento rotativo e privativo;
- Sustentabilidade (energia renovável, reúso de água da chuva, etc.)
- Paisagismo com plantas nativas, espaço zen.
- Ótimo acabamento e personalização;
- Sistema de segurança e monitoramento completo.
Parcerias
Os projetistas da JHF que estão participando e colaborando para a construção desse empreendimento já estiveram presentes durante a obra do GV Office Center. Dentre eles, destacamos: Bacoccini Arquitetura, além da nova parceria com a VCCON Engenharia, entre outros nomes renomados no mercado de Curitiba.
Em breve lançaremos o site do mais novo empreendimento e informações, aguardem!
Um trabalho de confiança!
A JHF vem se tornando uma empresa de referência em qualidade em construções e atendimento. Em uma recente pesquisa, realizada com clientes do GV Office Center, a aceitação foi extremamente positiva. Todos os entrevistados afirmaram que investiriam em um novo empreendimento, e destacaram também como dos pontos primordiais na decisão de compra o atendimento, valorização imobiliária, segurança, localização, acabamento e exclusividade.
“A proximidade com o cliente é muito importante para o crescimento de qualquer negócio”, explica o empresário, que sempre buscou valorizar e estreitar o relacionamento: “Em todos os anos aprendi como devo tratá-los. Eles se sentem confortáveis, até mesmo confiantes, só por sentar e conversar conosco”, completa.