Novos valores pessoais e profissionais em um mundo cada vez mais conectado. Afinal, como se comportam os Millenials e Gen Z no mercado de trabalho?
No cenário empresarial em constante evolução, uma nova onda de liderança está emergindo com a ascensão das gerações Millennials e Z. Esses jovens profissionais trazem consigo uma mentalidade inovadora e uma abordagem fresca para a gestão.
Os Millennials — nascidos de 81 a 96 — mudaram as formas de trabalhos quando entraram nos escritórios, trazendo novos valores para as organizações. Agora, esta geração chegou na casa dos 35 e está assumindo papéis de gestão e liderança.
Ao mesmo tempo, a Geração Z está saindo da faculdade e também ocupando os escritórios. Os Gen Z, segundo o site Mundo do Marketing, já representam 32,7% da população mundial. São quase 2,5 bilhões de pessoas que nasceram no mundo digital.
E com essa força da multigeração, os líderes não podem operar com uma mentalidade única. Por isso, vamos explorar como as organizações podem se adaptar para aproveitar ao máximo essa força de trabalho dinâmica, como essas gerações se comportam nas equipes e quando estão em cargos de gestão.
Como liderar as novas gerações
Primeiro, vamos abordar os valores que elas buscam em ambientes corporativos e em seus líderes, para depois nos aprofundarmos em como elas agregam princípios pessoais à atitude profissional.
Para liderar os Millennials e Gen Z, os gestores precisam de qualidades cada vez mais humanas, as chamadas soft skills. Valores importantes para esses trabalhadores são: organização, inspiração, escuta ativa e transparência.
Ou seja, ajudar os colaboradores a organizar a rotina produtiva, estar sempre disposto a ouvi-los, criando um ambiente seguro e de trocas, saber como mostrar os propósitos da empresa e transparência nas ações são características vitais para os líderes, independente de qual geração pertençam. Autoritarismo e “faça o que eu mando” não ressoa bem com esses colaboradores, que vão procurar novos ambientes.
“Esses profissionais querem ter uma jornada de experiência positiva e que impacta na sociedade”, explica Andréa Gauté, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos, em matéria postada no site da própria associação.
Portanto, para engajar-se com as novas gerações, especialmente os Z, é preciso criar um ambiente que acolha e impulsione, pois são pessoas que valorizam mais a vida pessoal e a estabilidade emocional do que os sacrifícios em prol do lado financeiro.
“São profissionais que prezam pela cultura da colaboração e principalmente pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, segundo o blog Opinião RH em matéria realizada com Thiago Alves, da Call Daniel, especializado em liderança e produtividade.
A nova face da liderança
Com as gerações mais jovens alcançando posições de liderança, um conjunto único de habilidades surge como diferencial, incluindo uma compreensão intuitiva das tecnologias emergentes, uma abordagem colaborativa e uma atenção aguçada à sustentabilidade. Esses líderes têm disposição para adotar soluções inovadoras e abraçar a mudança.
Para os Millennials e a Geração Z, a sustentabilidade não é apenas uma preocupação, mas sim uma prioridade.
No setor da construção civil, por exemplo, essa consciência ambiental está se traduzindo em práticas construtivas mais ecológicas. Materiais sustentáveis, eficiência energética e projetos de construção ecologicamente corretos estão ganhando destaque.
Empresas que abraçam essa visão sustentável estão não apenas cumprindo sua responsabilidade social, mas também atraindo uma clientela mais consciente e alinhada aos valores.
Outro fator muito valorizado por esses novos líderes é a cultura organizacional inclusiva e flexível. Eles estão promovendo uma abordagem mais colaborativa e horizontal, onde as ideias são compartilhadas livremente e as hierarquias rígidas estão perdendo espaço. Essa dinâmica cria um ambiente propício para a inovação e permite que cada membro da equipe contribua com suas perspectivas únicas.
Ao estar atento ao comportamento dessas gerações, fica mais assertivo criar um ambiente equilibrado, que atraia e retenha talentos que trazem consigo uma mentalidade inovadora e uma abordagem única para impulsionar o crescimento e o sucesso, além de moldar um futuro mais eficiente, colaborativo e ecologicamente responsável.
O escritório ideal para as novas gerações
Alinhados a esse comportamento de mudanças na sociedade, desde a sua fundação em 2009, a JHF está antenada em tendências e inovações, criando ambientes comerciais que proporcionem conexões, em locais estratégicos, com foco no bem-estar, sustentabilidade, qualidade de vida e bom desempenho nas atividades empresarias para colaboradores e gestores.
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