A sustentabilidade está em clara evidência no país. Ela se resume na promoção do desenvolvimento sem que, para isso, haja como consequência qualquer tipo de agressão ao meio ambiente. Antigamente, a maioria das ações voltadas a essa preocupação partia do governo ou de ONGs, porém hoje, isso também passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, inclusive na vida em condomínio, tanto residenciais quanto comerciais.
Existem diversas possibilidades, desde a implantação de medidas como coleta seletiva de lixo e reuso de água da chuva, até a instalação de programas completos de desenvolvimento sustentável.
Os condomínios comerciais reúnem um grande número de pessoas e profissionais das mais diversas áreas, fazendo com que a consciência e cuidado com o meio-ambiente se façam ainda mais necessários. Tratar da sustentabilidade em edifícios é importantíssimo, tanto para a economia, quanto para o bem-estar de todos que compartilham dos espaços e serviços prestados no local.
Quais são as principais vantagens para um condomínio?
A principal vantagem é com relação à redução de custos, graças à otimização energética e ao melhor aproveitamento da água. De acordo com estudos do US Green Building Council (USGBC), entidade dos EUA responsável pela certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, as construções verdes apresentam ganho em produtividade dos funcionários, que pode chegar a 16%, reduzem em até 30% o consumo de energia, 50% o uso de água, 35% a emissão de gás carbônico, além de diminuir a poluição gerada pela construção e pela operação do empreendimento. No caso dos condomínios, os custos de manutenção e operação são até 40% menores, com vida útil prolongada.
Nos edifícios comerciais, a produtividade dos ocupantes é uma necessidade – segundo estudos, a sustentabilidade pode tornar os colaboradores até 16% mais produtivos.
A coleta seletiva do lixo e o incentivo à reciclagem são duas das medidas primordiais. A substituição de lâmpadas convencionais por econômicas, o reuso de água e o cuidado para o baixo consumo de água no paisagismo da área comum também são outros exemplos de iniciativas eficazes que objetivam a redução do consumo e preservação dos recursos naturais.
Como o VM Business é sustentável
– Usamos energia solar
São 50 painéis solares instalados para iluminação das áreas comuns, gerando redução no custo mensal de energia elétrica do condomínio, e contribuindo também para um mundo mais sustentável. Entre outros benefícios estão: economia imediata, valorização do imóvel, rápida instalação, e blindagem contra reajustes na conta de luz.
– Fazemos reuso da água da chuva e do dreno dos aparelhos de ar condicionado
A água que cai no telhado do edifício é direcionada para um reservatório, passando por um processo de tratamento antes de chegar à caixa d’água. Após isso é distribuída para o uso em diversas atividades, como por exemplo, auxiliar na redução do consumo de água potável para lavar calçadas, regar as plantas, uso nos vasos sanitários, etc, a coleta da água da chuva contribui também para evitar alagamentos na cidade.
– Itens e espaços sustentáveis
No VM Business, características sustentáveis permeiam o empreendimento. Do Deck decorado, com área verde e espaço zen – perfeito para relaxar -, até um projeto de paisagismo ecológico, que contempla as plantas nativas do terreno. No estacionamento, tomadas para bicicletas e carros elétricos. E mais: Coleta seletiva de lixo, sistema de descarga Dual Flush, iluminação de áreas comuns com sensor de presença e lâmpadas de led. Aqui até a sustentabilidade tem padrão de excelência.