Uma das decisões mais complicadas que muitos empresários enfrentam é escolher entre comprar ou alugar seu local de atuação.
Existem diversas questões a serem analisadas, essa decisão requer muito estudo e planejamento. E para ajudá-los, separamos algumas considerações importantes.
Quando devo comprar?
1) Se a localização for importante para você
Uma localização excelente é difícil de encontrar. Se você encontrou um ponto comercial que contribuirá de alguma forma com o aumento as vendas através do tráfego de pessoas ou facilidade de acesso, redução dos custos através da proximidade com fornecedores-chave e pode atrair novos funcionários, a melhor opção para garantir o espaço provavelmente será comprando-o.
2) Se você quiser aumentar seus investimentos
Imóveis comerciais têm sido um grande investimento para muitos empresários nos últimos anos, Possuir um ou mais imóveis pode contribuir com seus investimentos significativamente, além dos resultados de sua própria empresa, caso tenha uma.
3) Se suas atuais despesas estão ficando caras
Se você está investindo no local em que está alugando, apenas para rodar seu negócio, geralmente faz sentido comprar uma nova propriedade.
4) Se você precisa liberar capital de giro
Uma compra de propriedade bem financiada pode liberar capital de giro, reduzindo sua despesa mensal com aluguel. Essa diferença pode ser usada para construir seu negócio. “Trata-se de equilibrar o crescimento com fluxo de caixa”, diz Jean-Philippe Ménard, vice-presidente da North Shore da BDC. “Muitas vezes, financiamos esses tipos de compras porque queremos garantir que nossos clientes tenham capital de trabalho suficiente para crescer”.
Se você decidir comprar imóveis comerciais, preste atenção nas seguintes variáveis
Taxas de juros
As baixas taxas de juros incentivaram muitos empreendedores a comprar nos últimos anos, e eles tiveram uma considerável valorização do mercado. A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros mais baixos impulsionam a produção e consumo em um cenário de baixa atividade econômica.
Segundo dados recentes, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, irá reduzir os juros em um ponto percentual, para 9,25% ao ano. Os economistas estimam que a taxa básica de juros (Selic) terminará o ciclo de cortes entre 7% e 8%.
Fluxo de caixa e estabilidade
Antes de comprar, verifique se a sua empresa terá os recursos necessários para suportar esse compromisso ao longo dos próximos anos. Comprar um imóvel comercial, afinal, é um investimento de longo prazo.
Proteção e devida diligência
Certifique de se proteger de problemas que podem vir com propriedade, como defeitos de construção oculto. Se preferir, dependendo do seu caso, pode até contratar uma empresa de consultoria ambiental qualificada para avaliar a propriedade antes de comprar. Procure sempre saber o histórico da Construtora do empreendimento, isso dará mais segurança ao conhecer outros trabalhos executados por ela.
Quando devo alugar?
Abaixo estão algumas situações em que pode fazer mais sentido alugar um espaço para o seu negócio.
1) Se você não tem capital de giro suficiente
As empresas em fase inicial são muitas vezes incapazes de comprometer muito capital para a compra de um imóvel, de modo que provavelmente optarão por alugar. Mesmo se você tiver um negócio estabelecido, pode não estar gerando dinheiro suficiente para permitir que você financie seu crescimento e sua aquisição de propriedade comercial.
2) Se as necessidades da sua empresa forem instáveis
Se a sua empresa está crescendo rapidamente ou reduzindo o tamanho, ou você não tem certeza do que vai acontecer, pode ser melhor alugar até que a situação se estabilize.
3) Você não quer se assumir a responsabilidade de ser proprietário
Possuir uma propriedade vem com responsabilidades, como assumir problemas estruturais do edifício (na rede elétrica, hidráulica, esgoto, telhado, etc). Você pode preferir alugar e se concentrar em seu negócio por enquanto. Se você decidir alugar, certifique-se de prestar muita atenção no seguinte:
Renovações e melhorias
Certifique-se quais as restrições que podem limitar sua capacidade de expansão do uso espaço de maneiras diferentes. Especificamente, descubra se existem limitações em fazer alterações no espaço. Você deve devolver a propriedade à sua condição original quando você sai? Equipamento e acessórios adicionados continuam sendo sua propriedade ou eles se tornam propriedade do locador?
Estacionamento
Existem espaços de estacionamento suficientes para todos os inquilinos e visitantes? Você tem vagas garantidos?
Responsabilidades do locador
É importante entender o que seu locador paga e não paga, antes de se comprometer com um contrato comercial. Especificamente, preste muita atenção ao seguinte:
- Manutenção de área comum
Quem é responsável pela limpeza, reparos e outros custos associados a áreas comuns, tais como banheiros, entradas, áreas de recepção geral e o estacionamento? Quem paga pelo corte de grama, paisagismo, etc?
- Despesas operacionais
Quem paga por impostos sobre a propriedade, seguros, segurança e reparação ou substituição de equipamentos, tais como ventilação, gás e ar condicionado?
No final, se você decide comprar ou alugar um espaço comercial, lembre-se do seguinte:
Você não está sozinho
Como parte de seu time, é aconselhável que você tenha um advogado especializado em imóveis comerciais para revisar cuidadosamente seu contrato, evitando assim surpresas desagradáveis no futuro. Familiarizar-se com esses termos também pode ajudá-lo a se concentrar em aspectos do seu contrato que são particularmente relevantes para as necessidades da sua empresa.
Planeje o excesso de custos
Seja comprando ou alugando, muitos empreendedores ficam surpresos com o quanto custa mover suas operações para um novo local. Além dos custos diretos de deslocação, há também despesas para preparar e fornecer espaço, renovações e comprar novas máquinas e equipamentos. Se você estiver construindo um prédio ou expandindo, você também terá custos de projeto e construção. Certifique-se de ter levado em consideração esses custos adicionais como parte do seu orçamento geral, que também deve incluir um generoso fundo de contingência. Certifique-se de discutir essas questões com seu banco e obter financiamento adicional, se necessário.
Plano de interrupção de negócios
Outra questão importante que surge antes, durante e após a mudança, é a perda de produtividade e vendas. Certifique-se de ter um plano para ajudá-lo a gerenciar a transição efetiva para o seu novo espaço comercial.