Independente do atual cenário político e econômico, o investimento em imóveis continua sendo uma das opções mais seguras e rentáveis para investidores. Com essa estratégia, o valores nos períodos de inflação que prejudicam aplicações financeiras, podem ser preservados.
“Com a queda na taxa de juros muita gente que tem dinheiro aplicado em fundos de investimento e poupança já começa a planejar se vale a pena trocar esses investimentos pelo aluguel de uma sala comercial.” – Jornal Financiamento
Para muitos especialistas, a compra de imóveis residenciais pode já não ser tão lucrativa quanto era antigamente, isso por conta da baixo no mercado financeiro.
O aluguel de uma sala comerciais tende a ser mais tranquilo por natureza. Por exemplo, existem contratos de locação com duração de 10 a 20 anos, gerando uma renda estável por um longo período. Contratos longos são bem mais raros de se ver em imóveis residenciais, por exemplo, pois famílias tendem a se mudar mais frequentemente, exigindo diferentes imóveis no mesmo período de tempo.
De acordo com Inteligência de Mercado da Lopes Consultoria, o perfil do investidor em imóveis comerciais também mudou. Agora, com média de 43 anos e renda média de 23 mil reais, é bem diferente de 5 anos atrás quando a média era acima de 50 anos com o dobro da renda. Confira o infográfico:
Continue a leitura para saber como um investimento em uma sala comercial pode se tornar uma aplicação rentável para seu dinheiro.
O que saber antes de investir em salas comerciais?
Comprar um imóvel comercial é muito diferente do que comprar um imóvel residencial. Isso porque diversos detalhes como localização, área, estrutura, estado do imóvel, e até questões contratuais, podem ter diferentes variações. Portanto a dica é aprender quais são as melhores características de boas salas comerciais, assim você saberá quais imóveis são viáveis e quais não são. Você deve estar ciente dos riscos também, afinal todo investimento tem um risco embutido.
Confira nosso e-book sobre como avaliar um empreendimento de alto padrão.
Avalie o imóvel e as futuras necessidades
Você deve avaliar se o imóvel em questão vai servir bem para seus planos, entender e analisar as vantagens e desvantagens dele, checar se a localização é boa, entre outros fatores que são importantíssimos levar em consideração.
É importante saber analisar uma sala comercial antes de investir, com o objetivo de minimizar os possíveis riscos. Portanto, busque o máximo de conhecimento possível sobre o assunto e procure estar por dentro do mercado.
Em matéria no blog da JHF, falamos sobre porque empreender em Curitiba é um bom negócio, onde explicamos como está o mercado de luxo na capital paranaense, bem como quais bairros são os melhores para investir, entre outras dicas.
Invista em uma boa localização
A localização de um imóvel comercial é um dos pontos mais importantes que você deve considerar. Isso porque a localização envolve
diversos outros fatores como segurança, tranquilidade, fluxo de pessoas e facilidade de acesso.
Inclusive um locatário geralmente está disposto a pagar um valor mais alto por um imóvel bem localizado, já que o sucesso do seu negócio pode depender da localização.
Nenhuma empresa gostaria de ter um ponto de negócio de um local onde ninguém frequenta, onde o acesso ao estacionamento é dificultado e não possui acesso aos meios de transporte público.
Exatamente por isso, investir em imóveis em áreas privilegiadas da cidade, procurar alternativas em locais com potencial, ou em crescimento. Independente da opção que você escolha, o local do seu imóvel deve ser atrativo para captação e manutenção dos clientes.
Em matéria publicada no site da JHF, mostramos como a Incorporadora sempre se preocupa com a localização dos seus empreendimentos. No caso do VM Business, falamos na matéria sobre a Avenida Vicente Machado 2100 e porque essa localização é tão importante e valorizada em Curitiba.
Estrutura física
A infraestrutura de um imóvel deve também receber atenção do investidor e é outro ponto muito importante a ser considerado na hora de investir. Exemplos como: quantidade de banheiros (masculino e feminino), número de elevadores e escadas de emergência soluções sustentáveis, entre outros podem fazer a diferença devem ser analisados. Isso ajudará o investidor a conseguir mais facilmente potenciais locatários para seu imóvel, proporcionando também uma melhor qualidade de trabalho para os que irão utilizar as estruturas do local.
Condições especiais de financiamento
Geralmente quem investe em imóveis comerciais tem ao seu dispor diversas opções de financiamento. A possibilidade de fazer um sistema de parcelas fixas é um dos principais diferenciais em questão condições de financiamento. Este tipo de condição é geralmente feito diretamente com a construtora ou incorporadora. Desta maneira, o investidor tem mais segurança com relação aos custos mensais que terá, permitindo a ele até investir em outros negócios.
Em matéria publicada no blog da JHF Incorporadora, explicamos detalhadamente sobre as novas regras de financiamento, que foram feitas para facilitar o processo de compra para imóveis mais caros e os benefícios para os investidores.
A documentação
Para evitar qualquer problema, um dos primeiros pontos que você deve conferir é se a documentação está regularizada. Por exemplo, você deve checar se o “habite-se” foi emitido e se a planta do imóvel já foi aprovada.
Confira nosso e-book com um manual de documentação para compra e venda e imóveis: http://material.jhfincorporadora.com.br/manual/
Quais profissionais podem querer locar a sala?
Na hora de comprar um imóvel comercial, você já deve começar a pensar que tipo que potenciais clientes você quer atingir e como você poderia adaptar o espaço para melhor atendê-los.
Para esclarecer algumas dúvidas que possam surgir no processo de compra de uma sala comercial, confira esta matéria que fizemos sobre as 9 respostas para as dúvidas mais comuns relacionadas às salas comerciais.
Dicas
Em matéria “10 Dicas Incríveis para Investir em Imóveis”, Leandro Avila comenta sobre 2 dicas bem importantes para investir:
-
Investir em imóveis na planta
Planta de uma das salas comerciais do VM Business.
Nesses últimos quatro anos, muitos investidores pagaram somente 20% a 30% do valor do imóvel para revendê-los 1 a 2 anos após o início das obras, gerando muito lucro. A técnica permite multiplicar a rentabilidade através de endividamento.
Porém, essa tarefa não é tão simples, pois é necessário ter conhecimento na hora de avaliar um imóvel. Não são todos imóveis na planta que são vantajosos se a ideia é vendê-los antes da entrega das chaves.
-
Investir em imóveis para locação
Para seguir o caminho da locação, você deve ter uma boa noção sobre o assunto ou contratar algum especialista. Existem diversas oportunidade excelentes neste segmento, porém é necessário conhecer bem cada negócio. Por exemplo, o investimento em aluguel pode depender do perfil de investidor que você está buscando, bem como as características da cidade onde mora.
Vale a pena investir em salas comerciais?
Antes de fazer um grande investimento, é preciso saber se aquele imóvel vai te dar um retorno e se o negócio vale a pena. O ramo imobiliário é um dos que mais crescem no mercado, o que o torna mais rentável a cada dia que passa.
Para quem está pensando em investir em uma sala comercial, o ideal é ter ponderação e conhecer bem sua região, o mercado, e principalmente pesquisar bem as opções de tipos de imóveis que você está buscando.
Todo investimento requer conhecimento e bom senso. Pesquise quais regiões na sua cidade estão em expansão ou são já bem valorizadas, pesquise os preços e contabilize todos os custos. Pense no valor do aluguel que você vai cobrar e no tempo que levará para ter seu investimento de volta.
Opção mais tranquila que outras alternativas de aluguéis
Investir em uma sala comercial é uma das diversas opções no ramo que podem gerar uma rentabilidade excelente. Diversos especialistas no ramo como, Leandro Avila, aprovam e indicam esse tipo de investimento para quem quer se aprofundar na área de investimentos imobiliários.
O truque é entender e conhecer bem a natureza do negócio que potencialmente fará a locação. Por exemplo, se for uma empresa de renome, que tem um faturamento razoável e boas perspectivas de crescimento, você não deve hesitar em fazer negócio. Porém, startups ou em empresas em início de atividade, precisam ser analisadas com mais cautela. Você deve estar preparado para situações como abandono de contrato ou curto período de permanência em casos em que a empresa não consegue prosperar.
Quando vale a pena comprar uma sala comercial?
A compra de uma sala comercial pode valer a pena em diversos casos. Por exemplo, se o você já tem uma empresa localizada em um ponto de locação e tem a ideia de comprar um imóvel, você deve fazer os cálculos e ver qual caminho vale a pena seguir. Se você tem empresa, mas tem planos de se mudar e se fixar em um local, talvez a compra de uma sala comercial possa ser o melhor caminho.
Outro cálculo a se fazer é o do valor mensal. Se o valor que você paga pela locação agora é menor do que você ganharia caso investisse em um local, talvez seja melhor ficar onde está.
Para aqueles investidores que querem investir em uma sala comercial para alugar, todo momento é favorável desde que você disponha do dinheiro. Lembrando-se de sempre avaliar o imóvel e checar se é um bom negócio para você e se será atraente para empresários.
Muitos empresários no início do negócio preferem alugar um imóvel do que comprar e essa é uma decisão inteligente, já que pode ser muito arriscado comprar um imóvel antes mesmo de saber se a empresa ser vai prosperar. Além disso, o capital de giro poderia ser investido em outros setores da empresa. Porém, quando a empresa já está em certo ponto na história do negócio, pode ser interessante comprar um imóvel comercial.
A compra de salas comerciais pode ser também um negócio atrativo para quem não tem empresa e quer investir seu dinheiro em imóveis que vão gerar uma renda mensal ou até para incrementar o orçamento. Portanto, investir em salas comerciais pode ser uma ótima opção para quem quer melhorar as finanças.
Em tempos de crise, vale a pena investir em imóveis?
Para aqueles que possuem uma condição financeira estável e que, por exemplo, tem dinheiro guardado, existe muita oportunidade para investir em imóveis, ainda mais agora que os preços estão bem mais acessíveis. Essas pessoas com potencial de compra, conseguem ter uma boa gama de ofertas interessantes e ser mais seletivas, já tem tem um poder maior de negociação.
Salas em prédios construídos há mais tempo tendem a desvalorizar e a serem menos procuradas com o passar dos anos, portanto pense nisso na hora de investir seu dinheiro, idealmente procurando construções mais novas e mais modernas. A JHF está com um novo empreendimento de alto padrão em Curitiba, o VM Business, que terá salas comerciais a partir de 44m² com prazo de entrega para Maio de 2018. Confira: http://vmbusiness2100.com.br/
Em nosso blog, também fizemos uma matéria sobre a previsão para o mercado de imóveis em 2017. Vale a pena conferir!