A Inovação no ato construtivo está sendo cada vez mais importante. Muitas construtoras e incorporadoras que desejam se diferenciar no mercado imobiliário, investem em novas tecnologias principalmente no que está relacionado a Sustentabilidade
Devido ao tradicional método construtivo utilizado por décadas e ainda utilizado por muitas empresas, o consumo é de 40% da energia produzida no mundo, contribuindo em 30% com a emissão de gases poluentes, sendo o setor que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensa. Justamente por isso, é necessário inovar, aproveitando as tecnologias e materiais disponíveis hoje em dia, que diminuem o impacto ao meio meio ambiente.
Concreto
O concreto é o segundo material mais utilizado em uma obra (depois da água). Hoje em dia já existem aditivos químicos que diminuem em 40% o uso de água em sua separação. Pensando que o cimento é responsável por 5% da emissão global de CO2, esses novos aditivos ajudam a reduzir o impacto.
-
Bioconcreto
O bioconcreto foi desenvolvido na Universidade de Tecnologia de Delft por um grupo de pesquisadores holandeses, para resolver a incidência de rachaduras em uma obra. O material é capaz de regenerar falhas que acontecem ao longo dos anos, reduzindo fissuras e a incidência de problemas advindos de desgastes naturais.
Pigmento frio
O pigmento frio é uma inovação para proteção térmica, pois reduz a necessidade do uso de ar condicionado. Adicionado à tinta, ele reflete a radiação solar, mantendo a superfície fria, mesmo nas cores mais escuras.
Gestão sustentável de água
Esse é um problema atual no mundo inteiro, e apesar de não existir uma solução para eliminar o gasto total de água, há maneiras de fazer um uso mais consciente dela. Algumas soluções que auxiliam no controle são:
- válvulas que reduzem a pressão da água na obra;
- restritores para auxiliar na vazão de torneiras;
- sistema de recolhimento e reutilização de águas das chuvas.
Novas tecnologias no ato construtivo
Novas tecnologias, processos e métodos, serão cada vez mais populares daqui para frente. Algumas estão em desenvolvimento e outras já presentes, veja algumas delas:
- Tijolos inteligentes: são tijolos modulares e ecológicos. Eficazes, baratos e sustentáveis, quando feitos com material reciclável.
- Drones: os veículos aéreos não tripulados podem ser usados para fornecer imagens aéreas do canteiro de obras, além de serem úteis para o levantamento topográfico e a construção de modelos 3D de edifícios.
- Impressão 3D: a impressão tridimensional é utilizada no desenvolvimento de projetos na área de construção, principalmente no estudo de aproveitamento de materiais recicláveis.
- Sistemas informatizados: o uso de estruturas organizadas e coordenadas entre si facilitará o planejamento, a gestão e a integração de projetos, além de promover a especialização na cadeia produtiva (insumos, materiais e serviços), além de sistemas de controles empresariais específicos na construção civil, que possibilitam um melhor controle de toda a obra.
- Dispositivos móveis e softwares de gestão: a introdução de dispositivos móveis na rotina do canteiro de obras tende a aumentar nos próximos anos. Com esse recurso, é possível controlar variáveis da construção por meio de dados e, assim, obter menos falhas e maior segurança de informações.
- Modularização: a fabricação de elementos estruturais fora do canteiro de obras também tende a crescer. Essa forma de construção permite otimizar os processos na construtora e acelerar as etapas do empreendimento.
Essas novas tecnologias no mercado de construção civil não poderiam acontecer em melhor momento, uma vez que os projetos estão cada vez mais complexos e caros, exigindo conhecimento que auxilie a reduzir os custos e melhorar os cronogramas, porém sem perder eficiência.
VM Business
No VM Business, itens e espaços com conceito de sustentabilidade permeiam o empreendimento. Do Deck decorado, com área verde e espaço zen – perfeito para relaxar – até um projeto de paisagismo ecológico, com plantas nativas. No estacionamento, tomadas para bicicletas e carros elétricos. E mais: Coleta seletiva de lixo, sistema de descarga Dual Flush, iluminação de áreas comuns com sensor de presença, entre outros diferenciais relacionados a tecnologia e sustentabilidade:
Energia solar
São 50 painéis solares instalados para iluminação das áreas comuns, gerando redução no custo mensal de energia elétrica do condomínio, contribuindo também para um mundo mais sustentável. Entre outros benefícios estão: economia imediata, valorização do imóvel, rápida instalação, e blindagem contra reajustes na conta de luz.
Reúso da água
A água da chuva que cai nos telhados dos edifícios é direcionada para um reservatório, passando por um processo processo de filtragem até chegar à caixa d’água. Após isso é distribuída para o uso em diversas atividades, como por exemplo, auxiliar na redução do consumo de água potável para lavar calçadas, regar as plantas, uso nos vasos sanitários, etc, a coleta da água da chuva contribui também para evitar alagamentos na cidade.
Andaimes e escoramento
O moderno sistema de escoramento utilizado no VM, aliou praticidade e agilidade durante toda a construção, reduzindo prazos, custos com mão de obra e principalmente resíduos (90% a quantidade de madeira a ser utilizada para a confecção das fôrmas de laje), visando a sustentabilidade e melhor acabamento do concreto.
Elevadores
Este empreendimento tem o que há de mais moderno e tecnológico no mundo Otis – Gen2 Comfort e com Drive Regenerativo (ReGen), que oferece até 75% de redução de energia. Atenderá a todas as expectativas do usuário, com conforto, rapidez e qualidade no trajeto.
Esquadrias
As esquadrias do VM Business contam com tecnologia que retém os raios UVB. O vidro escolhido foi de 8mm laminado com controle solar, um vidro reflexivo de controle solar (alta performance). Neste caso, o maior ganho para o projeto será com relação eficiência térmica do conjunto.
Segurança
As câmeras estão presentes em todos os lugares permitindo monitoramento simultâneo com 17 câmeras em todos os ambientes. Com a tecnologia de monitoramento remoto é possível saber o que está acontecendo em tempo real em poucos cliques no seu smartphone ou computador.